top of page

''Bem Vindo."

© Copyright 2014 por VIVO DE CINEMA. 

(1999)

Olá aos visitantes, esse é meu primeiro post, e de começo vos adianto a idéia propositalmente ao estímulo mental mais vital que Chuck Palahniuk me deu como ser pensante, antes de mim, dirigido por David Fincher e lançado exatamente á 16 anos atrás, aqui no Brasil intitulado; "Clube Da Luta" .

 

Em um pensamento rasante de muitos o filme poderia ser pré julgado como violento e auto-destrutivo, de certo modo ele é, mas simplesmente violento ao nosso próprio reflexo com nosso consumismo deliberado associado á nossas fugas depressivas e o medo escondido da perda através de 'mimos' que compramos e veneramos, demonstrando toda a fraqueza e fragilidade da nossa personalidade. (o vazio existencial ). Afinal, o que estamos fazendo de nós mesmos? Já parou pra pensar que seu comodismo te levou á ter hábitos permanentes? Mas não, eles não são seu principal problema, o principal problema é, "Seu tempo está acabando..." Tudo de você está acabando...

Antes de falar sobre a história confira o trayler original abaixo:

 

 

 

 

 

CLUBE DA LUTA

WHERE IS MY MIND?

 

O que é o 'CLUBE DA LUTA' ?! Bom, pra início de conversa estou quebrando a sua primeira e segunda regra ao falar sobre ele, muito mais então sobre Tyler Durden, um dos personagens principais do filme (Brad Pitt) o clube da luta não se trata de ganhar ou perder, na verdade é por resultado irônico que, ''é perdendo que se ganha'',  uma ironia ao próprio mundo, ao deslumbre da sociedade que só visa ganhar, aqui é o contrário, aqui não existe a linha que separa os vencedores dos perdedores, são todos iguais, com um só objetivo, se sentir vivo de verdade da forma mais intensa e 'dolorida possível', é como uma saída de emergência para o vazio de nossas vidas, para os dramas que acumulamos, o clube da luta é a realidade que não aceitamos por sermos muitas vezes covardes e possuirmos o previsível comodismo, o clube da luta é a TV desligada de verdade, a mesma que te enche de ilusões baratas que se dissipam no seu crescimento, desde a infancia até esse exato momento, as propagandas de todos os dias, as promessas feitas por você mesmo antes de dormir á partir delas para no final de tudo entender sobre a solidão do seu próprio 'eu'.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Somos uma geração sem peso na história. Sem propósito ou lugar. Nós não temos uma Guerra Mundial. Nós não temos uma Grande Depressão. Nossa Guerra é a espiritual. Nossa Depressão, são nossas vidas. Fomos criados através da TV para acreditar que um dia seriamos milionários, estrelas do cinema ou astros do rock. Mas não somos.”

—Tyler Durden.

 

SINOPSE:

Jack (Edward Norton) é um executivo jovem, trabalha como investigador de seguros, mora confortavelmente, mas ele está ficando cada vez mais insatisfeito com sua vida medíocre. Para piorar ele está enfrentando uma terrível crise de insônia, até que encontra uma cura inusitada para o sua falta de sono ao frequentar grupos de auto-ajuda. Nesses encontros ele passa a conviver com pessoas problemáticas como a viciada Marla Singer (Helena Bonham Carter) e a conhecer estranhos como Tyler Durden (Brad Pitt). Misterioso e cheio de ideias, Tyler apresenta para Jack um grupo secreto que se encontra para extravasar suas angústias e tensões através de violentos combates corporais.

 

 

CURIOSIDADES

Antes de qualquer coisa gostaria de mencionar o sonho breve que tive assistindo a comédia clássica dos anos 80' "Curtindo a Vida Adoidado" ou simplesmente o original ''Ferris Bueller's Day Off'', e você deve estar se perguntando o porque de associar os dois filmes ,(nem tão distintos assim quanto se imagina) e eu vou explicar o porque.

 

Na verdade nem fui o primeiro a reparar essa semelhança pois os conspiracionistas do cinema já o fizeram, se tratando de ''Ferris'' , será o icônico personagem de várias gerações e referências ser apenas uma imaginação do seu amigo 'certinho' e esquecido pelos seus pais,' ''Cameron''? SIM! É claro, nada é oficial , a história é de fato a que conhecemos, mas o que leva á pensar nisso é exatamente a diferença entre os dois amigos, ''Ferris'' é como ''Cameron'' gostaria de ser, um cara de atitude, sem medos de viver a vida do seu jeito, outro fator também seria os olhares de ''Cameron'' para a namorada do amigo (''Sloane '') fantasiando assim uma relação com seu alter ego como em ''Clube Da Luta''.

 

 

Vamos falar do filme!

 

1. Helena Bonham Carter ganhou o prêmio de melhor atriz britânica do Empire Award pelo papel de Marla. ( MERECIDAMENTE, ASSIM COMO NORTON E PITT. QUE TRIO! )

 

2. Tanto Pitt quanto Norton realmente estavam bêbados nas cenas onde aparecem alcoolizados, e sim aquele soco de Norton foi real, sua risada também. ( É UM DIFERENCIAL DO FILME E QUE ME CHAMOU A ATENÇÃO, A NATURALIDADE COMO FOI FEITO, BEM NATURAL E REALISTA, PARECE QUE TODO ELENCO ESTAVA MUITO Á VONTADE COM A HISTÓRIA, O DETALHE É QUE ME SURPREENDI COM A ATUAÇÃO DE PITT.)

 

3. A receita utilizada no filme para fazer bombas não funciona. (VOCÊ NÃO ACREDITOU, NÉ ?! RS)

 

4. O projeto do filme com o roteiro não agradou aos executivos dos estúdios. ( QUE BOM QUE NO FINAL DEU TUDO CERTO E PRINCIPALMENTE OS ATORES, QUE SE ENCAIXARAM PERFEITAMENTE.)

 

5. Reese Whiterspoon, Courtney Love e Wynona Ryder foram cogitadas para o papel de Marla.

( PORQUE NÃO COGITARAM JULIETTE LEWIS?! )

 

 

Vivo De Cinema

bottom of page